As Melhores Configurações de ESC AM32 para Desempenho Ótimo em Drones FPV
Pilotar drones FPV é uma experiência incrível, mas ajustá-los para obter o máximo desempenho pode elevar sua diversão a um novo patamar. Aqui vamos explorar as melhores configurações de ESC AM32 e explicar cada ajuste para que você compreenda o impacto delas no desempenho do seu drone FPV.
Melhores Configurações para o AM32
- Protocolo: Auto
- Habilitar:
- Proteção contra rotor travado
- PWM variável
- PWM complementar
- Avanço de Tempo: 15°
- Motor KV: De acordo com o seu motor
- Polos do Motor: De acordo com o seu motor
- Frequência PWM: 24kHz – 48kHz
Configurações Essenciais
Protocolo
Selecione o protocolo de ESC que você pretende usar. Definir esta opção para “Auto” permite que o AM32 ESC detecte automaticamente e utilize o protocolo que seu controlador de voo envia para o ESC. Isso é conveniente e flexível. Mas você pode selecionar manualmente protocolos específicos, como DShot ou PWM, se preferir.
Rotação Reversa
Esse ajuste inverte a direção de rotação do motor. Você também pode conseguir o mesmo resultado trocando dois dos três fios do motor ou através das configurações do Betaflight.
Modo 3D
Usado para voo 3D, esse modo permite que os motores alternem entre rotação normal e inversa durante o voo, permitindo que o drone voe de cabeça para baixo como um helicóptero RC. O intervalo do acelerador é dividido entre normal e reverso, com a posição do stick central sendo neutra.
Configurações do Motor
Proteção contra Rotor Travado
Essa função é essencial para drones FPV (multirrotores). Ela detecta quando um motor está travado, como quando fica preso em um galho, e para de acioná-lo para evitar danos. Certifique-se de que está habilitado para proteger seus motores.
Proteção contra Estol
Essa proteção é principalmente para crawlers RC. É melhor deixar desativado para drones, pois aumenta o acelerador se o motor desacelerar, o que pode levar ao superaquecimento do motor.
Uso de Sensor de Hall
Desative isso para quads. Não é utilizado atualmente devido à falta de motores compatíveis com sensores de efeito Hall.
PWM Variável
Esse ajuste modifica a frequência PWM com base no RPM do motor para evitar interferência entre a frequência PWM e a frequência de comutação. Recomenda-se habilitar isso para uma resposta de acelerador mais suave.
PWM Complementar
PWM complementar atua como um freio para desacelerar o motor mais rapidamente quando o acelerador é reduzido. Isso é crucial para a capacidade de resposta dos drones FPV, ajudando a mudar o RPM do motor rapidamente. Habilite isso para melhorar o desempenho do voo.
Avanço de Tempo
O avanço de tempo (também conhecido como temporização do motor) determina quando o ESC aciona a bobina em relação à posição do ímã do motor.
- 0° Temporização: A bobina dispara quando o ímã está diretamente oposto à bobina, oferecendo melhor desempenho, mas com risco do famoso desync.
- Temporização Positiva (Avanço de Tempo): A bobina dispara um pouco antes do ímã estar diretamente oposto à bobina, ajudando a construir a força do campo magnético na bobina.
Um ajuste de 15 graus geralmente fornece o melhor equilíbrio entre potência, capacidade de resposta, confiabilidade e eficiência para uma ampla gama de drones.
Potência de Partida
A Potência de Partida só afeta as primeiras comutações quando o motor parte de um ponto parado, e não impacta o desempenho uma vez que o motor está girando. Recomenda-se ajustar para 100%.
KV do Motor
Defina o Motor KV para corresponder com o KV dos seus motores.
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O acelerador é restringido com base no valor de KV inserido. Definir esse valor muito alto limita o acelerador máximo aplicado ao motor, portanto, seu motor terá menos potência. Se você definir muito baixo, não necessariamente impacta o desempenho do motor, mas pode levar a uma corrente excessiva e superaquecimento do motor. Se você não tiver certeza sobre o KV exato do motor, escolha um valor ligeiramente mais baixo para garantir desempenho ideal.
Polos do Motor
Defina os polos do motor corretamente (normalmente 14 polos para motores de 5-7 polegadas e 12 polos para motores de drones menores) para garantir leituras precisas de RPM e desempenho ideal. Se tiver dúvidas, consulte o manual do seu motor pelo modelo e fabricante ou conte os ímãs na campânula do motor — cada ímã é um polo.
Volume do Bipe
Isso ajusta o volume do bipe do motor com o DShot Beacon.
Frequência PWM
A frequência PWM refere-se à velocidade com que os FETs no ESC ligam e desligam para acionar o motor.
A frequência PWM pode ser ajustada de 8kHz-16kHz até 48kHz-96kHz, com o valor padrão sendo 24kHz-48kHz.
Frequências PWM mais altas podem parecer mais suaves e melhorar a eficiência em alguns casos, mas podem reduzir a frenagem do motor, levando a menos capacidade de resposta e manuseio de propwash.
Um ajuste de 24kHz-48kHz oferece o melhor equilíbrio em desempenho. Evite ajustes tão baixos quanto 8kHz-16kHz para evitar corrente excessiva e danos potenciais.
Limites
Cortar Voltagem Baixa
Esse recurso não é recomendado para multirrotores, pois pode fazer o modelo cair do céu se o ESC desligar devido à baixa voltagem. É melhor para o piloto monitorar a voltagem nos óculos e pousar o drone manualmente antes de atingir níveis criticamente baixos.
Limites de Temperatura e Corrente
Embora possam fornecer proteção adicional para o ESC, eu pessoalmente desativo nos meus drones FPV para evitar perda repentina de energia durante o voo. O que funciona para mim pode não se aplicar a você, então decida se deseja habilitar essas proteções com base nas suas circunstâncias. Para asas, definir um limite de temperatura (por ex., 140°C) pode ajudar a evitar danos devido ao superaquecimento, pois você ainda pode planar e pousar com segurança. Para drones, a perda repentina de energia pode ser problemática, especialmente ao voar sobre a água ou terrenos desafiadores.
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Partida Sinusoidal
Essa configuração permite que o motor comece em RPMs muito baixos usando comutação em circuito aberto. É útil para crawlers, mas desnecessário para drones, então pode ser desativado.
Freio
Freio ao Parar
Essa configuração aplica força de frenagem quando o motor está parado, útil para veículos crawlers se você quiser que o carro desça lentamente uma colina, ou asas com hélices dobráveis. Para drones multi-rotores, não é benéfico e deve ser desativado.
Nível de Freio em Operação
A força usada para frear o motor quando ainda está girando. Útil para reduzir se estiver usando hélices grandes e não quiser estressar o motor. Também útil em crawlers para evitar endos. Deixe no padrão para drones FPV.
Configurações de Servo
Essas configurações são relevantes apenas para aqueles que alimentam o ESC com sinais analógicos, como PWM, Oneshot e Multishot. Não são relevantes ao usar DShot.
Conclusão
Configurar seu ESC AM32 com ajustes ótimos pode melhorar significativamente o desempenho do seu drone FPV. Ao entender e ajustar essas configurações, você garante que seu drone não só seja responsivo e potente, mas também protegido contra possíveis danos. Bons voos!
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