abril 26, 2021

FPV ou visão em primeira pessoa (do inglês First Person View) é uma forma de visualizarmos uma determinada ação através da visão de uma câmera, nos fazendo ter a sensação de estarmos dentro desta ação que está sendo filmada, como se estivéssemos lá presenciando e passando por aquele momento vendo com nossos próprios olhos. Vou te dar um exemplo simples: Você já viu aqueles vídeos de motoqueiros que colocam uma GoPro no capacete e você vivencia aquela experiência de andar de moto com ele? Pois isso é FPV, você está sendo levado para uma viagem sem sair da sua casa, através da filmagem em primeira pessoa.

O FPV pode ser usado em qualquer tipo de ação: esportes, corridas, escaladas, passeios, mergulhos, moto, mountain biking, corrida de carros, etc. E claro, não poderia faltar o principal aqui é a sua utilização com drones, daí o nome drones de FPV – que na maioria das vezes também gravam a ação além de transmiti-la ao piloto.

Nos drones de FPV utilizamos uma câmera específica para fazer a filmagem em tempo real – uma vez que atrasos ou o que nós chamamos de latência, atrapalha e muito a pilotagem – e transmiti-la ao piloto através de um equipamento que chamamos de VTX – do inglês Video Transmitter – através de ondas de rádio. O piloto, na maioria das vezes, utiliza um óculos – que chamamos de óculos de FPV – para receber os sinais transmitidos através do VRX – do inglês Video Receiver.

Fantástico não é?! Essa sensação que você teve ao ver o vídeo é a mesma que nós pilotos temos em tempo real pilotando o drone. É SENSACIONAL!

Mas agora você deve estar se perguntando: O que é 3PV?

3PV significa visão em terceira pessoa – do inglês Third Person View – que ainda é um termo pouco conhecido por aqui em terras tupiniquins, e que trás uma visão um pouco mais afastada do objeto ou pessoa que está no centro da ação. Você já deve ter jogado aqueles jogos onde você controla um personagem que está de corpo inteiro na tela, é exatamente isso.

No nosso caso com os drones, nós posicionamos uma câmera – que pode ser outra de FPV ou uma câmera de alta resolução somente para gravar – mais afastada do drone, na parte frontal ou traseira, com um suporte altamente produzido com materiais nobres (leia-se adaptado) e enquadramos o drone da maneira como queremos dar o efeito.

LEIA MAIS

março 30, 2021

E ai jovem,Tudo certo?Começar no mundo dos drones de FPV talvez possa aparecer algo muito assustador e difícil para algumas pessoas. Isso pode acontecer porque há muita falta de informações em Português sobre o assunto e também há desinformação de algumas pessoas que tentam ajudar, e acabam mais atrapalhando. Mas nós da Academia do FPV

LEIA MAIS

março 25, 2021

Quem está querendo iniciar no mundo dos drones de FPV, quase sempre, encontra uma grande dificuldade em qual caminho começar porque existem milhares de possibilidades nesse mundo.

Algumas dúvidas mais comuns são:

Como começo no FPV?
Qual equipamento devo comprar?
Começo no FPV no sistema digital ou no analógico?
Qual simulador posso usar pra aprender a pilotar em FPV?
Qual kit de drone de FPV para iniciante é indicado?
Como montar um drone de FPV do zero?
Quais peças devo comprar pra montar o drones?
E milhares de outras perguntas…

LEIA MAIS