agosto 15, 2024

Voando com BATERIAS 8S EM Drones FPV: Prós e Contras

Voando com BATERIAS 8S EM Drones FPV: Prós e Contras

Se você já está no mundo dos drones há um tempo, sabe que aumentar a contagem de células das baterias é uma tendência. Em 2015, o 4S substituiu o 3S como padrão. Em 2018, foi a vez do 6S brilhar. E agora, em 2024, a hype é toda sobre baterias 8S. Mas por que esse alvoroço todo? Vamos explorar os benefícios e desvantagens do uso de baterias 8S e ver se construir um drone 8S em 2024 é uma boa ideia ou só mais uma moda passageira.

O que Você Precisa para Voar com 8S?

Bateria

Primeiro, claro, você precisará dessas belezinhas de 8 células. As baterias LiPo 8S não são tão comuns como as 6S, mas você pode encontrá-las com um pouco de pesquisa.

Carregador

A maioria dos carregadores LiPo no mercado só suporta até 6S. Portanto, você precisará investir em um carregador que suporte 8S. Acredite, vale a pena esse upgrade.

Motores

Motores com o KV adequado são essenciais. Normalmente, motores com um intervalo de KV de 1200 a 1600 são ideais para 8S. Se você já tem motores 6S compatíveis, pode usá-los ajustando o output no Betaflight para 75%.

Controladora de Voo (FC) e ESC

Vai precisar de uma stack FC/ESC compatível com 8S. As opções ainda são limitadas, mas existem algumas boas no mercado, como o stack da Foxeer e da T-Motor.

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Vantagens de Usar Maior Voltagem

Passar para uma voltagem mais alta tem várias vantagens. Com uma voltagem mais alta, você consegue a mesma potência com menos corrente, o que reduz o aquecimento da bateria, do conector XT60, dos fios, do ESC e dos motores. Menos corrente também significa menor flutuação de voltagem da bateria, dando mais controle e uma performance mais consistente durante todo o voo.

Trocar de 6S para 8S traz muitos desses mesmos benefícios: menos flutuação de voltagem, maior eficiência graças à redução de perdas no sistema. Porém, os retornos começam a diminuir à medida que a voltagem aumenta mais, então é crucial equilibrar esses benefícios com os potenciais contratempos.

Problemas com Voltagens Maiores

Uma maior voltagem significa que você precisará de motores com um KV mais baixo para atingir a mesma RPM. Isso envolve mais voltas de fio no estator do motor, o que pode afetar a performance de resfriamento. Com o 8S, isso ainda não é um grande problema, mas para voltagens ainda maiores como 12S ou 16S, o resfriamento pode começar a ser um desafio.

As baterias 8S ainda são um pouco raras e caras, e tendem a ser mais volumosas, o que pode acrescentar peso ao drone e aumentar o risco de ejeção da bateria e danos durante um acidente.

Além disso, poucos componentes de drones FPV (como FC e VTX) suportam a voltagem 8S. Se incompatíveis, você precisará de um regulador de voltagem para alimentar sua eletrônica. Muitos componentes são projetados pensando em 6S e podem não ter sido testados suficientemente para 8S, aumentando o risco de falha e queima.

Com o 8S, é crucial monitorar a voltagem de perto. A performance não degrada tanto quanto com baterias de menor contagem de células mesmo em baixa voltagem, o que torna fácil esquecer e descarregar demais a bateria, arriscando uma queda repentina do drone sem aviso substancial.

Conclusão

Construir um quad 8S é tentador, mas meu conselho é esperar um pouco mais. Primeiro, será um projeto caro. Você precisará investir em novas baterias 8S e carregadores compatíveis. As opções para motores e ESC’s ainda são limitadas. Mesmo quando disponíveis, a durabilidade pode ser uma preocupação, dado que a maioria dos componentes são testados para 6S e não para 8S.

Em suma, o 8S pode superar o 6S em termos de performance de voo, com a configuração correta. No papel, deve ser mais responsivo e poderoso. Contudo, apresenta desafios significativos, como custos mais altos e falta de opções de hardware confiáveis. Pode não se adequar a todos os estilos de voo. Com o tempo, à medida que mais fabricantes desenvolvem e testam componentes compatíveis com 8S, pode se tornar uma escolha mais viável.

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